sábado, 30 de novembro de 2013

Curta Cinema - Vida Maria (Audiodescrito)

Faz-se necessário insistir na busca pela garantia de direitos básicos que assegurem a igualdade de oportunidades para todos. Assim devemos planejar ações educativas que garantam a participação dos sujeitos na escola respeitando as necessidades de cada pessoa e proporcionando recursos de acessibilidade que contribuam significativamente para seu acesso, participação e aprendizagem com sucesso. Trata-se de uma questão de acessibilidade e cidadania.
Com esse “post”: Curta Cinema - Vida Maria (Audiodescrito), convidamos você a conhecer a Audiodescrição, “um recurso de acessibilidade que amplia o entendimento das pessoas com deficiência visual em eventos culturais, gravados ou ao vivo, como: peças de teatro, programas de TV, exposições, mostras, musicais, óperas, desfiles e espetáculos de dança; eventos turísticos, esportivos, pedagógicos e científicos tais como aulas, seminários, congressos, palestras, feiras e outros, por meio de informação sonora(...) contribuindo para a inclusão cultural, social e escolar. Além das pessoas com deficiência visual, a audiodescrição amplia também o entendimento de pessoas com deficiência intelectual, idosos e disléxicos.”
Motta e Filho (0rg.) Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado de São Paulo, 2010.

 

Sugestão de uso pedagógico da atividade

 

Utilizarei este curta audiodescrito na escola onde atuo como professora na sala de recursos multifuncionais (SRM), a idéia é usá-lo em vários momentos, primeiro no planejamento coletivo com os professores e o núcleo gestor, em outro momento com os alunos da EJA e em outro momento na reunião com as famílias dos alunos atendidos na SRM.

Desejo apresentar a Audiodescrição como recurso de acessibilidade, como uma possibilidade de uso pedagógico de maneira acessível a todos os alunos com ou sem deficiência, onde todos serão provocados a prestar atenção no vídeo, estando de olhos vendados. Poderão perceber que o filme se torna compreensível, e ainda estimular os sentidos remanecentes. Em seguida, eles poderão assistir o mesmo filme utilizando a visão. É importante que debatam sobre a audiodescrição, sobre a experiência, emoções, sensações. A interação entre os pares, deverá ser estimulada e o debate entre os alunos independentes de sua condição visual.

Esse filme Vida Maria é um material rico, com ele poderemos discutir sobre  a desigualdade social, o trabalho infantil, a importância da educação, desde a mais tenra idade, a história de tantas Marias diante da ausência da garantia de seus direitos, a inclusão escolar e social.

Enfim que tal refletir sobre outras possibilidades de uso na realidade onde atua?

Aceitem o convite, acessarem e conheçam um pouco sobre esse recurso de acessibilidade que pode contribuir significativamente para a inclusão de pessoas com deficiência visual, deficiência intelectual, dislexia, etc, na escola regular e na sociedade.
Que tal divulgarmos ainda mais esse recurso de Tecnologia Assistiva?

Como é o lugar quando ninguém passa por ele? Existem as coisas sem ser vistas?
(Carlos Drummond de Andrade)

Referências:

Audiodescrição : transformando imagens em palavras / Lívia Maria Villela de Mello Motta,Paulo Romeu Filho , organizadores. -- São Paulo : Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado de São Paulo, 2010.

Link para o curta:


2 comentários:

  1. Perfeito Anice, trabalhei com esse vídeo passando para todas as salas até para EJA, para que refletissem sobre suas vidas, que a mudança só poderia acontecer através da educação, a valorização dos estudos. Parabéns pela escolha,bjos

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  2. Anice, este é um curta que traz diversas possibilidades de uso pedagógico e com audiodescrição tornou-se melhor ainda. A audiodescrição visa não apenas proporcionar o acesso a produtos culturais a uma parcela da população que se encontra excluída, como também estabelecer um novo patamar de igualdade baseado na valorização da diversidade(http://audiodescricao.com.br/)

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