domingo, 8 de junho de 2014

Recursos e estratégias em baixa tecnologia que podem apoiar o aluno com TGD/TEA em seu desenvolvimento

Francisca Anice Bezerra
professora da SRM/AEE
Com as pesquisas e estudos nos apropriamos de conhecimentos indispensáveis ao trabalho com e para os alunos com TGD/TEA, ampliamos o olhar sobre o nosso papel enquanto professores de AEE.
      Conhecemos novos conceitos, refletimos sobre uma intervenção educacional com foco no aluno, estimulando sua comunicação e interação, mas preferencialmente no contexto da sala comum.
Para superar as dificuldades na comunicação e na interação foram pensadas as sugestões de estratégias abaixo, mas vale ressaltar a importância do trabalho colaborativo entre os professores, a persistência no uso do computador para estimular a interação e comunicação do aluno com TEA com os seus colegas, a exploração de atividades a partir dos interesses dele, a importância da rotina e da antecipação para alunos esses estudantes.
Segundo Bez (2010) “o uso de estratégias de mediação acrescido da utilização da comunicação alternativa e recursos de alta e baixa tecnologia proporcionaram aos sujeitos com Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD) um aumento de sua interação social e da ampliação da comunicação...”
É importante que tenhamos cuidado ao “Julgar que a criança realmente fica alheia”, pois assim poderemos não investir no seu potencial e ainda privá-la da importante convivência com outras crianças. C. Lord citado por Bosa “chamava a atenção para o questionamento sobre até que ponto o retraimento social de pessoas com autismo é inerente à síndrome ou resultado da falta de oportunidades sociais oferecidas (Lord & Magill, 1989).” Cleonice Bosa.
     “Os prejuízos na comunicação também são marcantes e podem afetar habilidades verbais e não verbais (...) Naqueles que chegam a falar, pode existir prejuízo na capacidade de iniciar ou manter uma conversação.” MEC/UFC, Fascículo 9, 2010.
   “A característica de prejuízo na reciprocidade social, descrita inicialmente como "extrema solidão", pode ser explicada pela inflexibilidade mental das pessoas com autismo, em decorrência do prejuízo da Função Executiva.” MEC/UFC, Fascículo 9, 2010.
“A antecipação é uma importante função dos lobos frontais e se encontra prejudicada nas pessoas com TGD (...) Esse prejuízo pode se manifestar pela aderência inflexível a estímulos que se repetem...” MEC/UFC, Fascículo 9, 2010.
“Quanto mais cedo a criança com TGD puder antecipar o que acontece diariamente na escola, mais familiar e possível de ser reconhecida se tornará para ela a vivência escolar...” MEC/UFC, Fascículo 9, 2010.
Tem sido um processo de reflexões, auto-avaliação e motivação para continuidade nas pesquisas e estudos, pois acreditamos que podemos dar nossa contribuição na inclusão escolar dos EPAEE e desejamos fazê-lo com qualidade.

Recursos e estratégias em baixa tecnologia que podem apoiar o aluno com TGD/TEA em seu desenvolvimento


  • Título: Brincando e aprendendo
  • Público: Tenho utilizado com alunos com TEA a partir de quatro anos de idade (vai depender da avaliação e mediação do professor)
  • Local de Utilização: Na escola regular (sala de aula, na SRM e/ou outros espaços escolares), bem como em casa.
  • Objetivo:
·         Estimular a interação e comunicação de crianças com TGD/TEA.

Estratégias:


  • Brincando com a bexiga – tenho um aluno que gosta muito de bexiga e a sua comunicação ainda é não verbal, então brincamos juntos batendo para que a bexiga fique no ar e vou falando 1 ou A, depois 2 ou B e assim sucessivamente, tentando ajudar a criança na vez dela e  sempre com muita alegria; Também uso para estimular a fala colocando a bexiga encostada na minha boca e no rosto do aluno para ele sentir a vibração da voz, ao falar 1 ou A, 2 ou B, etc.


  •   Também uso livros de literatura infantil – vou lendo frases curtas e apontando para as figuras, dando ênfase ao nome do animal, por exemplo, repetindo várias vezes a leitura do mesmo livro para a criança, fazendo pausas antes de ler o nome do animal, mostrando a figura e esperando ele completar a frase, tentando estimular sua fala, se ele ainda não consegue, depois tento de novo da mesma forma.




  •   Também gosto de usar música, pois tenho um aluno que gosta muito – vou cantando músicas que tem rima e tocando em suas mãos, assim ele olha nos meus olhos e ri, fica mais atento, vou cantando e fazendo pausas, esperando ele tentar falar a palavra da música, por exemplo: A barata diz que tem sete saias de filó, é mentira da barata ela tem é uma só...  Você pode cantar: A barata diz que tem sete saias de filó, é mentira da barata ela tem é uma... e esperar a criança cantar a rima...só e, assim por diante. (Várias vezes, vários dias, persistam)

2 comentários:

  1. I NTERESSANTE, a atividade por ser interessante , envolver musica e determinação, que atende diferntes deficiencias ser de baixa tecnologia e de facil acesso. Parabéns a colega do AEE, e bom uso em individuos com problemas de comunicaçaõ ,linguagem dentre outras dificuldades.

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  2. Anice, amei a diversidade de atividades, principalmente a do balão vou tentar fazer com a minha aluna, parabéns pelo seu trabalho. Bjos

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